• ComunicaPR

Entenda a importância da diversidade nas empresas



Não é de hoje que o debate sobre a importância da inclusão no ambiente corporativo tem aumentado.


Entretanto, o período de pandemia fez com que as empresas olhassem mais para seus colaboradores, trazendo o tema à tona.


No mercado de trabalho atual é importante que as empresas estejam prontas para receberem a nova geração de profissionais, mais curiosa e diversa.


Além disso, uma corporação que tenha profissionais de diferentes perfis, é capaz de melhorar os seus resultados e ficar mais rica em talentos.


A diversidade vai muito além do que algumas empresas imaginam, traz consigo a inovação fundamental para qualquer empreendimento atual.


Refletir sobre esse tema é, além de respeitar as diferenças, pensar de forma que agregue desenvolvimento, valor do mercado e crescimento organizacional.


Além de todo o impacto social, ser vista como uma organização comprometida com a responsabilidade social dentro do mercado de trabalho traz um grande impacto positivo.


Mas é importante lembrar que a inclusão e diversidade vai muito além de contratar pessoas de diferentes origens, raças, gêneros, deficiências, idade e orientação sexual.


A empresa deve ter uma forma de pensar inclusiva, com ambientes mais acolhedores e menos julgamentos.


Os benefícios da diversidade no trabalho


A diversidade e inclusão no trabalho afeta as lideranças, os funcionários, os clientes e toda a sociedade em geral.


É importante ressaltar que uma equipe que se sente valorizada e tem líderes que as respeitam e motivam, aumenta o desempenho e a efetividade dos profissionais e da empresa.


A construção de uma política de respeito e inclusão dentro das empresas, melhora o clima organizacional e estimula ainda mais a troca de ideias, feedbacks e abre uma comunicação eficaz entre colaboradores e líderes.


Além disso, a liderança mais empática e o atendimento mais humanizado aumenta a satisfação e motivação dos funcionários no trabalho e reduz a taxa de turnover da empresa.


As dificuldades da diversidade nas empresas


Existem algumas formas simples de fomentar políticas de inclusão nas empresas, como adquirir programas de inclusão para pessoas com deficiência, negros, homossexuais e transsexuais, além de critérios de recrutamento que valorizem a diversidade cultural.


Mas, para além disso, esse processo de mudança na cultura organizacional pode oferecer uma série de desafios a serem superados.


Para criar políticas específicas de incentivo à diversidade e inclusão, é preciso conhecer o funcionamento da empresa com profundidade.


Além disso, torna-se essencial que os líderes das organizações busquem entender desde o início os maiores obstáculos para a promoção de uma cultura organizacional diversificada dentro da empresa.


Pensando na inclusão e no respeito, uma das principais atividades que a empresa deve tomar é olhar para dentro da sua cultura e criar uma estratégia que combata os preconceitos que possam existir no ambiente da empresa.


Isso pode ser feito de várias formas, como investindo em rodas de discussão para os colaboradores.


Para finalizar, é essencial ressaltar a importância de alinhar a cultura de diversidade à cultura da empresa.


Pode ser desafiador, mas é necessário para que os valores estejam alinhados e a comunicação com os colaboradores e o público externo seja feita de forma mais clara e verdadeira.


*Maria Fernanda Benedet é jornalista e assessora de imprensa na Comunica PR


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo