• ComunicaPR

Como um Media Training ajudaria o caso do ex-presidente Lula?



A liberação do ex-presidente Lula teve repercussão internacional e foi destaque nos principais noticiários. Porém, qual o papel do assessor de imprensa do Lula? Como ele pode ajudar o ex-presidente em seu discurso e quais os principais erros cometidos?


Primeiramente, vamos pensar no Lula como um cliente.  Ele é um político, ex-presidente do Brasil e que acabou de sair da prisão, o que atraiu todos os holofotes em sua direção, além de opiniões contra e a favor dessa medida. O objetivo do Lula como político, agora, mais do que nunca, é reconstruir sua imagem e quem sabe trabalhar para uma possível campanha.


O assessor deve realizar um Media Training com seu cliente - treinamento para entrevistas. Essa técnica funciona da seguinte forma: o assessor de imprensa contrata um jornalista e, por meio de algumas perguntas formuladas por esse profissional, capacita o seu cliente para dar entrevistas que alcancem o seu objetivo, sem dar “brechas” para uma crise. Podem ser usadas perguntas comuns e até provocações para desestruturar o porta-voz. É uma técnica fundamental para o cliente se sentir seguro em frente às câmeras.


Devemos sempre lembrar que tudo o que foi falado pode ser publicado. É preciso tomar cuidado com as palavras e com o posicionamento principalmente quando se é o centro das atenções. Agora é hora de treinar e alinhar o discurso do ex-presidente com seus ideais e propósitos, para beneficiar a imagem do cliente e evitar uma crise. Nós, assessores, sabemos que o segredo da gestão de crise é evitá-la e o Media Training é fundamental para isso.

© 2020 POR COMUNICAPR Granja Viana - São Paulo - Brasil

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Instagram Basic Black
  • Facebook Basic Black