top of page
  • Foto do escritorComunicaPR

O que é assessoria de Imprensa?


O trabalho de relações públicas ainda é um mistério para muitas pessoas e empresas. Entre nossas funções, visamos construir e solidificar a imagem das empresas diante de sua equipe, da imprensa, dos seus concorrentes e da população. Para isso, são usadas algumas estratégias como mídias sociais, comunicação interna, branded content, assessoria de imprensa, entre outras. Quando o assunto é clipping, ele está inserido na comunicação por parte da assessoria de imprensa, em que buscamos colocar sua empresa nas mídias que são mais relevantes para eles e os resultados dos links, matérias impressas e vídeos são coletados e o chamamos de clipping. Mas como isso acontece?


Vou dar um exemplo de como isso se aplica: vamos supor que você é dono de um escritório de arquitetura, nós procuramos saber qual é sua especialidade, seu potencial, se você abre faturamento, seus lançamentos e o que deseja passar da sua empresa. A partir disso, traçamos um plano de comunicação, em que vamos divulgar alguns press release, textos direcionados para a imprensa com informações relevantes sobre seu trabalho ou sugerir alguns cases de sucesso.


Quando começamos a divulgar seu nome e o da sua empresa podem começar a surgir as solicitações de entrevistas, tudo de forma orgânica. Temos que saber qual é o seu intuito com o trabalho de assessoria de mídia. Caso você seja um artista plástico, por exemplo, é mais vantajoso sair em veículos trade, como Arte1, em que seu público-alvo estará mais presente do que no Valor Econômico. A partir disso, conseguimos medir a importância do clipping. Muitas vezes, sair em 100 blogs sobre diversos assuntos, não traz o mesmo retorno do que sair em apenas um portal do seu público de interesse.


Por isso, é importante esclarecer que é fundamental traçar um plano de comunicação. Claro, podemos incluir novas frentes e realizar mudanças, mas o trabalho de relações públicas é como os das “formiguinhas”. É preciso criar uma parceria entre o marketing e a agência para desenvolver um trabalho e uma comunicação 360º. Assim como no formigueiro, na agência acontece um trabalho planejado, em que é desenvolvida a comunicação corporativa focando todos os níveis: relacionamento com o jornalista/influenciador ou público-final, por meio da divulgação de conteúdos relevantes que aperfeiçoam e destacam o trabalho do cliente.


Nem sempre quantidade é qualidade! :) 

94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-icon.png
bottom of page