• ComunicaPR

4 dicas para conseguir mídia espontânea para a sua marca


*Maria Fernanda Benedet


Existem diferentes formas de conseguir espaço na mídia para as empresas e marcas - seja por meio de notícias pagas ou mídia espontânea.


A melhor forma de ter um retorno real para a sua marca é por meio de espaços positivos na mídia de forma espontânea, sem que sejam por meios de publicidade.


É importante entender que as matérias publicadas de maneira orgânica e espontânea demonstram uma maior credibilidade sobre a marca, já que o jornalista faz uso da especialidade de um porta-voz para comentar sobre determinado assunto.


As iniciativas e projetos das marcas noticiadas pelos veículos de comunicação, conquistam verdadeiramente o público quando nota-se o trabalho da assessoria e do jornalista responsável.


As publicidades e notícias pagas podem ser vistas como algo apenas para divulgação, quando a mídia espontânea é vista como sinônimo de informação e credibilidade.


O trabalho da assessoria de imprensa entra justamente no momento de buscar espaços orgânicos na imprensa para apresentar o trabalho da marca.


Pensando neste tema, seguem 4 dicas importantes para quem deseja conquistar espaços orgânicos na mídia:


Saiba identificar as notícias


Para conquistar espaços na mídia é importante que a marca junto da sua assessoria de imprensa pensem nas notícias que seriam interessantes para os jornalistas.


Neste caso, é bom sempre pensar em não divulgar temas que sejam somente comerciais. A melhor dica é buscar por temas mais sociais, iniciativas que criem uma conexão entre marca e público.


Tenha presença nas redes sociais


A internet tem se tornado um espaço de extensão para as marcas, que tem usado as redes sociais como uma forma de ligação direta com seu público-alvo.


Quando se conquista credibilidade nas redes sociais e até mesmo um grande número de seguidores, é mais fácil que a mídia entenda a sua marca como uma fonte de credibilidade.


Pesquisas e estudos


Pesquisas e estudos exclusivos, além de índices e dados que podem ser interessantes para os jornalistas, são uma boa forma de se colocar como fonte para os veículos de comunicação.


Se é possível olhar para a marca e encontrar informações que sejam relevantes para os jornalistas aproveitaram e tornarem a empresa uma referência de fonte sobre o tema, aproveite.


Mantenha-se atento às notícias


Para conquistar espaço na mídia espontânea, é importante sempre manter-se atento às novidades que envolvem o segmento da marca.


Estar atento às notícias mais quentes, chamadas hardnews, é uma boa dica para sair na frente da produção de conteúdo de marcas concorrentes, conquistando um espaço mais orgânico.


Dessa forma, é bom entender que a empresa precisa estar alinhada com a sua assessoria de imprensa, pensando sempre na melhor forma de colocar-se em destaque para a mídia, conquistando espaços orgânicos e de credibilidade.


*Maria Fernanda Benedet é jornalista e assessora de imprensa na Comunica PR


1 visualização0 comentário

© 2020 POR COMUNICAPR Granja Viana - São Paulo - Brasil

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Instagram Basic Black
  • Facebook Basic Black